top of page

I'm a title. Click here to edit me

 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

This is a great space to write long text about your company and your services. You can use this space to go into a little more detail about your company. Talk about your team and what services you provide. Tell your visitors the story of how you came up with the idea for your business and what makes you different from your competitors. Make your company stand out and show your visitors who you are.

 

At Wix we’re passionate about making templates that allow you to build fabulous websites and it’s all thanks to the support and feedback from users like you! Keep up to date with New Releases and what’s Coming Soon in Wixellaneous in Support. Feel free to tell us what you think and give us feedback in the Wix Forum. If you’d like to benefit from a professional designer’s touch, head to the Wix Arena and connect with one of our Wix Pro designers. Or if you need more help you can simply type your questions into the Support Forum and get instant answers. To keep up to date with everything Wix, including tips and things we think are cool, just head to the Wix Blog!

A UFRRJ

A Universidade

 

            A UFRRJ teve suas origens no ano de 1910, com base num decreto assinado por Nilo Peçanha, Presidente da República vigente, e por Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda, Ministro da Agricultura. Naquele ano, foram lançadas as bases para o ensino agropecuário no Brasil com a criação da Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária, instalada em 1911 no palácio do Duque de Saxe, atual CEFET/MEC no Maracanã, Rio de Janeiro.

 

            Em 1918, a Escola foi transferida para a Alameda São Boaventura, em Niterói, onde funciona hoje o Horto Botânico do Estado do Rio de Janeiro. O seu novo regulamento só foi aprovado em 1920, quando foi criado mais um curso, o de Química Industrial. Em 1927, a Escola mudou-se para a Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1934, o Decreto 23.857 transformou os cursos na Escola Nacional de Agronomia, Escola Nacional de Medicina Veterinária e Escola Nacional de Química. A primeira subordinava-se à extinta Diretoria do Ensino Agrícola, do Departamento Nacional de Produção Vegetal; a segunda ao Departamento Nacional de Produção Animal, do Ministério de Agricultura. A Escola Nacional de Química, transferida para o antigo Ministério da Educação e Saúde, viria a constituir-se na Escola de Engenharia Química da atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – antiga Universidade do Brasil.

 

            Em março de 1934, a Escola Nacional de Agronomia e a Escola Nacional de Veterinária tiveram o regulamento comum aprovado e tornaram-se estabelecimentos-padrão para o ensino agronômico do País. Naquele ano, formaram-se 12 Engenheiros Agrônomos e 16 Médicos Veterinários. A Portaria Ministerial de 14 de novembro de 1936 tornou as Escolas independentes, com a aprovação de seus próprios regimentos.

 

            Em 1938, o Decreto-Lei 982 alterou a situação: enquanto a Escola Nacional de Agronomia passou a integrar o recém-criado Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas (CNEPA), a Escola Nacional de Veterinária passou a subordinar-se diretamente ao Ministro do Estado. O CNEPA foi reorganizado em 1943, pelo Decreto-Lei 6.155, de 30 de dezembro. Nascia a Universidade Rural, abrangendo na época a Escola Nacional de Agronomia, a Escola Nacional de Veterinária, Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização, Cursos de Extensão, Serviço Escolar e Serviço de Desportos.

 

            Em 1963, a Universidade Rural passa a se chamar Universidade Federal Rural do Brasil e mais tarde, em 1965, recebeu o seu nome atual, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a UFRRJ. A partir deste ano, são criados inúmeros cursos de graduação e pós-graduação na instituição.

 

 

O Curso de Relações Internacionais na Rural 

 

            O curso de Relações Internacionais (RI) na UFRRJ surgiu em 2010, fruto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Nosso curso é vinculado ao Departamento de História e Relações Internacionais do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e conta com outros quatro departamentos na oferta de disciplinas que compõem nossa grade curricular: o de Economia, de Ciências Jurídicas, Ciências Sociais e Geociências. O bacharelado em Relações Internacionais na Rural conta com uma grade inspirada na Universidade de Brasília, primeira instituição a criar o curso de RI no Brasil. Nosso quadro de disciplinas comporta diferentes áreas de conhecimento, o que possibilita a seus alunos terem contato com os diferentes temas que norteiam as RI: sociologia, economia, história do Brasil e geral, política externa, ciências política, antropologia, geopolítica e Teoria das Relações Internacionais são algumas delas. Antes de preocupar-se somente com a formação acadêmica de seus alunos, o curso na UFRRJ tem por objetivo formar indivíduos com uma visão crítica e humanística, sendo este um de seus principais diferenciais.

 

© 2015 por SIUR

  • w-facebook
  • Instagram Limpa
bottom of page