top of page

União de Nações Sul-Americanas: O combate ao Narcotráfico

            O narcotráfico é um fenômeno extremamente complexo que envolve o cultivo, a produção e a venda de drogas ilícitas; processos esses liderados, geralmente, pelos chamados cartéis. Um cartel é comumente definido com uma "empresa transnacional dedicada ao tráfico de drogas ilegais, que não paga impostos e gera os maiores lucros" (SANTANA, 1999, p.101).

           

            A mercadoria comercializada no tráfico ilegal de drogas atravessa as diversas faces da dinâmica de mercado, estando, portanto, inserida em um processo produtivo e obedecendo à lei da oferta e da demanda.  A partir de 1970, com a intensificação dos fluxos de bens de consumo, tanto de pessoas como de capital, o tráfico internacional de drogas também se globalizou. Nesse processo, concentraram-se nos países latino-americanos e asiáticos o cultivo e a colheita das plantas utilizadas como matéria-prima na fabricação de drogas tóxicas.

           

            A UNASUL é uma organização intergovernamental formada pelas doze nações da América do Sul  – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela –, além da participação, como observadores, de dois países: México e Panamá. Seu objetivo é promover a integração regional nos aspectos cultural, econômico, político e social, respeitando a realidade particular de cada nação.

 

            Tendo em vista a gravidade do problema do narcotráfico na região, uma das principais metas da UNASUL é combater essa atividade na região. Para tanto, foi criado o Conselho Sul-Americano sobre o Problema Mundial das Drogas (ISAGS). Esse Conselho é de fundamental importância para a região, tendo visto que na América do Sul estão os maiores produtores de cocaína do mundo: a Bolívia, a Colômbia e o Peru.

 

            Diante desse quadro, a UNASUL da I SIUR buscará discutir as medidas que podem ser empreendidas em conjunto pelos países membros dessa organização para o tratamento do problema do narcotráfico na região. Algumas das questões em pauta serão: o fortalecimento da segurança nas áreas fronteiriças; medidas educacionais e de consciência para os problemas das drogas; políticas de subsídios para os agricultores para substituírem suas plantações ilícitas por outros cultivos; entre outras.

 

Diretores

Caio Zarattini 

6º Período de Relações Internacionais da UFRRJ

Gabriel Moreno

5º Período de Relações Internacionais da UFRRJ

Vinícius Almeida

3º Período de Relações Internacionais da UFRRJ

Lista de Países: Clique aqui

Guia de Estudos

© 2015 por SIUR

  • w-facebook
  • Instagram Limpa
bottom of page